quarta-feira, 21 de maio de 2025

Bater no ceguinho

Não sei por onde vou, só sei que não vou por aí.

(José Régio)

Já todos, ou quase todos, deram a sua opinião sobre o resultado das eleições.

Os “espert” em sondagens, vaticínios e comentadores declaram-se surpreendidos com os resultados, quando dizem eles, diziam, o André Ventura perdeu todos os debates. Como não sou “espert” em coisa nenhuma, não faço prognósticos nem vaticínios, apenas recomendo aos espert, e a todos, não abram os olhos não!

Não vou fazer uma análise sociológica, porque não tenho gabarito para isso, mas um bom técnico nesta área, podia e devia, sem partidarismo, com total isenção, o que será difícil certamente, fazer um estudo sobre o que se está a passar. Causas e consequências.

Agora, na ressaca, é a minha vez. Não vou bater no ceguinho, no trambolhão do Partido Socialista (PS). Pudera! Ceguinho, tem mais probabilidades de trambolhar. Foi o que aconteceu, a ver se o/a próximo/a líder abre os olhos. Melhor dito, enxerga. Ceguinho tem os olhos abertos, mas não enxerga.  

O mesmo se pode dizer da Aliança Democrática (AD), ou melhor do Luís Montenegro, não queiras abrir os olhos não! “Tu”, para além de ceguinho, andas de olhos fechados.

Provavelmente vão ter de socorrer-se de cirurgiões “espert” em abrir olhos.

Convenhamos que, o André Ventura diz o que todos dizemos de boca fechada, descobriu o filão e não o larga de modo nenhum.

Os comentadores e os “opinistas”, como eu, que agora se manifestam CHEGA, embora ainda de cara tapada, para justificarem a “sempre subida” de André Ventura, dizem que os outros, e, estes outros, são os restantes partidos, e os que não votaram Chega, os que não acreditam em milagres, andam borradinhos.

- É mesmo para andar borradinho!

- É mesmo para andar com medo!

- O medo evita que façamos loucuras.

- Eu começo a estar com medo!

O André Ventura e seus acólitos, não são o que parecem ou dizem ser. Um católico! será! que diz que desta vez não vai ouvir a palavra de Deus. Será que vai ouvir a do diabo? Ou já ouviu?

Embora nunca tenha sido militante, já dei a cara por este partido, quando todos sentiam medo ou repulsa de serem conotados “Chega”.

Felizmente, abri os olhos e enxerguei a tempo.

Não senti medo na altura, mas sinto agora, e muito.

O perigo não é só André ventura ou o partido Chega, são todos os que só veem o seu umbigo e alimentam o seu ego.

- Sou pela liberdade! A todos os níveis.

- Sou pela segurança individual e colectiva.

- Sou pela educação e cidadania

- Sou pela justiça. Justa!

- Sou pela saúde.

- Sou pelo Estado Social. Justo!

Temo, temo mesmo, que muito em breve, tudo o que tínhamos (temos) como adquirido venhamos a perder.

Que o medo se instale em todos nós, é a única forma de se evitar “experiências” e de se cometerem loucuras, como as que acabámos de assistir.

Os ceguinhos que abram os olhos ou deem as mãos e caminhem juntos, para darem a este PORTUGAL a GRANDEZA DE OUTRORA.

É Possível, só depende de nós.