quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Direito à indignação

Começamos mal o ano de 2024, ou melhor, continuamos na mesma, com a péssima prestação de serviços públicos.

Não é a primeira vez que desabafo/indigno publicamente, sobre os péssimos serviços públicos e concretamente com o Serviço de Finanças de Portalegre.

Uma vez mais, hoje, (04/01/2024) pelas 12h44, conforme as fotos documentam, dirigi-me à Repartição de Finanças de Portalegre, a fim de proceder ao pagamento do IUC (selo do carro). Na tesouraria não havia ninguém, no “guichet” número um, estava uma placa com a palavra Encerrado. No separador em acrílico estavam colados vários papéis. Um com a informação do horário e dos contactos.

Diz o papel:

Horário

Sem Marcação 09h00-12h30

Com Marcação 12h30 – 15h00

Um outro papel diz:

Sr Contribuinte

INFORMA-SE QUE O SERVIÇO DE COBRANÇA SE ENCONTRA ENCERRADO POR LIMITAÇÃO DE R.H

CASO NECESSITE DE FAZER ALGUM PAGAMENTO TIRE UMA SENHA

H – ATENDIMENTO GERAL

QUANDO FOR ATENDIDO SOLICITE AO COLABORADOR O DOCUMENTO DE LIQUIDAÇÃO E COM O MESMO PODE FAZER O PAGAMENTO NOS MEIOS ALTERNATIVOS

MULTIBANCO

CTT

HOMEBANKING

NO SEU BANCO

(assim tudo em letra maiúscula e bem grade não seja alguém cego) 

Pois bem o que me leva à indignação?

Segundo o papel que nos informa do horário, era suposto estar um “colaborador”, das 09h00 às 15h30 a colaborar connosco, digo eu! Ou não é suposto eu pensar assim?

Pois, dirá você, não é suposto pensar assim, porque também somos informados que há limitação de R. H.

Que diabo é isto de R. H.?

- Raça Humana!?

- Ranhosos humanóides!?

- Risos humorísticos!?

- Oh homem! Isso quer dizer recursos humanos!

- Ah!... então não podiam ter escrito a palavra completa?

- Oh homem! Estão na poupança. Já viu quantas letras mais eles tinham de juntar, isso custa tempo aos R. H. que são limitados…

Ah! Ok! Já entendi! São mesmo limitados coitados…    

- Mas o papel diz para tirarmos a senha se precisarmos de fazer algum pagamento. Como é que eu tiro a senha se no “dispenseiro” das senhas, todas as possibilidades para as tirarmos estão inactivas?

- Oh homem! não vê que eles estão ou são limitados…

- Ah! Ok! Já entendi. São tão limitados que nos mandam a outros para fazerem o serviço que lhes compete a eles.

Bom, do mal o menos. Tenho de fazer justiça ao serviço de finanças de Portalegre. Reconhecem que são limitados, não é para todos, reconhecermos os próprios defeitos. É mesmo uma virtude. Têm o bom senso de dar trabalho aos Correios, aos bancos, de obrigar-nos a mais perda de tempo, a dirigirmo-nos para outras filas de espera. O pior de tudo, é que não conseguimos levar o malfadado documento de liquidação.

Brincadeira à parte ou mesmo a tentativa de humor, a verdade é que estou mesmo indignado com a péssima prestação de serviços públicos no geral. Fala-se muitos dos serviços de saúde (SNS), o tempo interminável de espera nos corredores dos hospitais, falta de médicos e outros cuidadores de saúde, falta de professores, falta de agente de justiça, de segurança etc.

Ou seja, mesmo eu estando disposto a pagar o imposto a que me obrigam, para que, não haja falta de “colaboradores”, os serviços não estão disponíveis para os receber.

Há uns tempos, falava-se muito em serviços de proximidade. Onde estão eles? Estão cada vez mais afastados do cidadão e nós deixamos que isso aconteça. Numa época em que tanto se critica os nossos jovens por não haverem “momentos de família” e em que cada um está na sua, de telemóvel na mão, ou sentados em frente de um computador, também nós, mais velhos, somos empurrados ou nos deixamos arrastar para o que tanto criticamos.

Não, eu não como e calo.

Já dizia a minha avó:

- “quem não se sente não é filho de boa gente”.

- “quem cala, consente”.

Eu não consinto, por isso não me calo, que serviços públicos que eu pago com os meus imposto e descontos prestem um péssimo serviço.

Há que mostrar a nossa indignação, não somente por palavras, mas também por acções. Uma boa acção seria não pagarmos os impostos, muitos deles simples roubalheiras como é o caso do IUC. Porque é que os carros eléctricos não pagam? Melhor, porque é que os carros que não são eléctricos não deixam de pagar também?

Ah! A defesa ambiental…ah! A roubalheira…

 


Sem comentários:

Enviar um comentário