quarta-feira, 22 de abril de 2020

VIVA A DEMOCRACIA II

Hoje, como ontem, agora como nunca, todos temos direito a ter opinião, por mais estapafúrdia que seja. A diferença significativa, é que hoje, podemos exprimi-la mais livremente, sem medos...e com mais facilidade, chega a mais pessoas. Bom, isto do livremente, é mesmo força de expressão, porque se fosse, ou for assim, tão livremente, porque é que, cai o santo e a trindade, sempre que um mortal exprime a sua opinião, quando esta não é, ou não está, de acordo com os cânones da “SANTA MADRE DEMOCRACIA”?
Se eu disser que vivemos num estado totalitarista, tenho a certeza, que vão cair todos os santos, democratas, entenda-se, do seu pedestal.
Vou fazer um pequeno exercício.
O que é para si o totalitarismo e autoritarismo? Tente responder sem ir consultar nenhum documento.

 Totalitarismo e Autoritarismo

  1. 1. v É um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados na mão do governante. Dessa forma, no regime totalitário não há espaço para a prática da democracia, nem mesmo a garantia aos direitos individuais. Democracia é uma forma de governo do povo e para o povo.
  2. 2. v No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e económicas de acordo com sua vontade, convencendo o povo de que estão certos. v Embora possa haver sistema judiciário legislativo em países de sistema totalitário, eles acabam ficando às margens do poder
  3. ….
  4. Obviamente, o caso mais popular desse período foi o regime totalitarista imposto pelo absolutismo monárquico, onde os reis e os nobres governavam tudo e a todos, submetendo-os a um regime impiedoso sobre os camponeses, cada vez mais pobres, e a nobreza e o clero, cada vez mais ricos.
  5. AUTORITARISMO v É uma forma de governo em que o governante exerce o poder sem respeitar a democracia, ou seja, governa de acordo com suas vontades ou com as do grupo político a qual pertence.

Os “santos” já gritam - Não, não, não, está a deturpar tudo.
Estou? Vamos analisar então!
Vive num estado em que os poderes estão separados, certo? – certo. Diz você.
Errado digo eu. Quem é o governante? Os poderes estão separados? Não, estão mais que juntos, digo eu.  
Vejamos:
Poder legislativo – (assembleia da república) - faz as leis. Quem são os “santos” que a constituem? São os que quando lhes interessa são deputados, para aprovarem as leis que os amigos (advogados e outros) fazem. Para logo a seguir, transitarem para o poder executivo e judicial.
Poder executivo – Governo – executa as leis, que antes aprovaram enquanto deputados.
Poder judicial – Ah! Este poder está separado, e totalmente autónomo, diz você.
Está? É? Pense, podia dar muitos exemplos de que não está separado nem é autónomo. Mas este exercício deixo-o à sua resolução.

  1. 2. v No regime totalitário, o líder decreta leis e toma decisões políticas e económicas de acordo com sua vontade, convencendo o povo de que estão certos.
 Opa! Onde é que eu já vi isto? Não, não pode ser! Em democracia isto não acontece e se acontece é pura coincidência.

4. Obviamente, o caso mais popular desse período foi o regime totalitarista imposto pelo absolutismo monárquico, onde os reis e os nobres governavam tudo e a todos, submetendo-os a um regime impiedoso sobre os camponeses, cada vez mais pobres, e a nobreza e o clero, cada vez mais ricos

Opa! Onde é que eu já vi isto? Não, não pode ser! Em democracia isto não acontece e se acontece é pura coincidência.

  1. AUTORITARISMO v É uma forma de governo em que o governante exerce o poder sem respeitar a democracia, ou seja, governa de acordo com suas vontades ou com as do grupo político a qual pertence.
 Opa! Onde é que eu já vi isto? Não, não pode ser! Em democracia isto não acontece e se acontece é pura coincidência.

CONCLUSÃO Ao referente trabalho apresentado, conclui-se que o totalitarismo foi uma forma de governo em que os representantes manipulavam seus eleitores de acordo com suas vontades, convencendo-os de que estavam fazendo o certo,…

Opa! Mas é no totalitarismo que os representantes manipulam os eleitores, de acordo com suas vontades?. Ao que me dizem, vivo num estado em democracia, então porque é que, tenho a sensação que sou manipulado? Em democracia isto não acontece e se acontece é pura coincidência.

enquanto o autoritarismo, exercia o poder rigorosamente se importando apenas com a opinião do grupo político a qual pertence, abusando de seu poder autoritário

Opa! Onde é que eu já vi isto? Não, não pode ser! Em democracia isto não acontece e se acontece é pura coincidência.
Então, a que conclusão chegou? Vive num estado totalitarista ou democrático?
Eu cheguei à minha, sem nenhuma dúvida

Sem comentários:

Enviar um comentário